# 77 - A Desorientação

Sobre a Carta

Naipe: Dois de Ouros
Verso: "Caminhes pé ante pé cuidadosamente, ferramentas na mão laboriosa."
Chaves: TRANSIÇÃO DE UM CICLO - CONCLUSÃO DE UMA ETAPA - RUPTURA COM SITUAÇÕES DE MAIS DE SETE ANOS - DÚVIDA EM RELAÇÃO AO FUTURO
Astro: Mercúrio
Cabalah: T - 5
Sobre:

Representa um momento de desorientação, vivido entre dois ciclos. A gente percebe que não quer nada mais do passado, mas ainda não sabe bem o que quer para o futuro. Esta muito claro tudo o que não no serve mais, porem os novos caminhos ainda não foram totalmente abertos. Mudanças radicais estão se apontando, é necessário romper com os laços estabelecidos. A vontade é de seguir para o futuro, mas a carta indica a existência de amarras que precisam ser eliminadas. São aquelas situações que você já vem vivendo há sete anos, e que já esgotou tudo o que podia aprender delas. Mudança radical ou decisão dela. Porem com certa desorientação, pois ainda não existem muitos esteios para o novo ciclo. Viagem para cidade longe, ou outro país. Mudança de moradia, que pode ser até de cidade. Saída de um emprego ou de uma atividade que durou pelo menos sete anos.

Simbolos

Plano Espiritual: "A virtude humana de reconhecer e refletir."

No Plano Espiritual, o Balbino, que representava o deus Thot, o Deus da Lua, sabedoria, escrita, matemática… A luz da lua de Thot ilumina quem vaga na escuridão da noite, assim como seu livro, “O Livro dos Mortos” guia a alma pelo submundo. “O Livro dos Mortos” eram feitiços e orações inscritas em túmulos que ajudavam o espirito domar feras, adquirir alimentos e ensinava o caminho para o lugar onde se celebrava o julgamento de Osíris.

Plano Mental: "O princípio da associação das idéias."

No Plano Mental, um jovem guerreiro andarilho numa posição que representa o livre arbítrio, com os pés voltados para o passado e o rosto indicando o anseio pelo futuro, indicando a necessidade de se romper os laços da infância para se dedicar às funções de adulto.(Veja: Arcano 6 da Indecisão)

Plano Fisico: "A Desorientação como ato de recapacitação."

No Plano Material, uma chapa com uma inscrição que significa escuridão. No geral indicando que a pessoa vem de um momento de indecisão e incerteza, por isso está desorientada. No futuro, a sabedoria, representada por Thot no plano espiritual, irá orientar o individuo.

Astro e a Casa:
Princípio:
Dica da Cabalah:

Exemplos

  • Mudança de emprego
  • Mudança de estado civil.
  • Ruptura de relacionamentos antigos
  • Sair de uma casa onde você morou muito tempo
  • Viagens
Amor:
Você está se cansada(o) da sua vida afetiva. Não quer nada do que vem vivendo nos últimos anos, mas não sabe como mudar ainda. É provável uma mudança de estado civil, ou de situação. Pode falar da ruptura de algo, que estava atrapalhando a relação afetiva, ou de ruptura de uma relação de mais de sete anos. Um estrangeiro pode estar tirando seu sossego?
Trabalho:
Fim de uma etapa. Já fez o que podia, cresceu e contribuiu. Mesmo ainda sem rumo, é melhor sair do que você já sabe que não dá mais. Uma viagem, ou viajante pode ajudar nessa transição. Solte-se o mundo é grande e cheio de possibilidades.
Familia:
Transformação, viagens mudanças. Cortes são naturais quando um ciclo se fecha.. A criança nasce cresce e se desprende da família para criar a própria vida.
Caracter:
Pessoa de outra cultura ou que viaja muito, ou ainda que mora em outra cidade. Pessoa um pouco desorientada.