# 61 - A Solidão

Sobre a Carta

Naipe: Quatro de Espadas
Verso: "Paga o que deves: ao que tributou, tributo; à quem te valorizou, valor; ao que honra, honra."
Chaves: REFLEXÃO - INTROSPECÇÃO ESCLARECEDORA - ISOLAMENTO - PERCEPÇÃO PROFUNDA DOS PRÓPRIOS VALORES - CONSCIENTIZAÇÃO
Astro: Netuno
Cabalah: F - 7
Sobre:

Um momento onde a pessoa está conseguindo se isolar da interferência de pessoas e situações, julgamentos, que impediam que ela confiasse mais em si mesma, e pudesse realizar os seus objetivos. Você está percebendo melhor quem você é. Esta carta sempre aparece quando você pode isolar a interferência de outras pessoas na análise dos seus problemas percebendo a si mesmo. Isto significa que você estava imerso em problemas que não eram seus, quando a gente convive muito perto, por muito tempo, tipo no casamento ou no ambiente de trabalho, é normal, infelizmente, a gente aceitar a projeção dos problemas alheios, fazemos isto inconscientemente. Como nós projetamos nossas dificuldades nos outros também. Não é à toa que costumamos dizer, que quando alguém aponta a falta alheia, está na realidade apontando a própria falta. Este é um momento onde você está conseguindo isolar esses traumas das críticas alheias, e reconhecer as próprias dificuldades. Isto pode acontecer em função de uma viagem (aí você vai ter uma outra carta junto, como a 25, 60 ou 56), ou em função de ter se auto afirmado em alguma especialidade que estava reprimida (nesse caso cartas anteriores vão falar disso, tipo um emprego novo (junto com um Rei 23, 37, 51 ou 65). ou um novo amigo 67, ou até sua Alma Gêmea, junto com a 19, ou Rei de Espadas 51 ou Ouro 65 para as mulheres, e Rainha de Espadas 52 ou de Ouros 66 para os homens. Se você está muito envolvido com a família, esta carta pode estar mostrando que você conseguiu isolar dos problemas deles. Neste caso, você terá também a carta 10, ou outras de Espadas.

Simbolos

Plano Espiritual: "A virtude humana da contemplação interior."

No Plano Espiritual, o círculo com um ponto no centro representando o sol, o dia ou um dia de sol. A cima dele um campo florido com flores de lótus. Juntos criam frases como estação de cheia do Nilo, ou estação de semear. O sol é um símbolo do Self, indicando que o processo da carta o leva a identificar melhor o seu eu. Está dando um grande passo em seu processo de individuação.

Plano Mental: "O princípio do isolamento."

No Plano Mental, a Deusa Nuit, deusa do céu e da ordem celestial, em atitude de adoração, mas mostrando reserva. Significa o respeito às leis da natureza, principalmente em relação ao tempo. Mostra que o processo tem seus passos, que nem tudo depende da própria pessoa (lembrando o Arcano 17). Reforçando assim o sentido desta carta de ser um compasso de espera onde você está mais lúcido em relação à percepção da sua história, compreendendo melhor seu sentido de vida.

Plano Fisico: "A Solidão como ato de concentração do animo."

No Plano Material, a estrela flamígera, representando, como Hadit, a força de vontade, o fato dela estar neste plano mostra que esta força estava a nível inconsciente e que deve ser resgatada. No Antigo Egito ela significa, Tuat, o mundo interior. Em conjunto os símbolos desta carta representam a paz interior. A necessidade da conexão entre a matéria e o espírito para atingir tranquilidade. A união de Nuit e Hadit, positivo e negativo, e Ka. A felicidade e as transformações começam de dentro pra fora.

Astro e a Casa:
Princípio:
Dica da Cabalah:

Exemplos

  • Resolver problemas e mal entendidos
  • Se o ambiente está muito confuso de longe poderá ver melhores soluções.
Amor:
Isolamento de problemas que atingiam o relacionamento, ou isolamento do casal, trazendo esclarecimentos dos problemas.
Trabalho:
Os impedimentos estão se dissolvendo, e você está encontrando oportunidades para provar sua competência. Não deixe as dificuldades e os problemas alheios te enfraquecer. Concentre-se nos seus objetivos, reveja no seu passado seus feitos e compare com o que está vivendo. Verá que não tem culpa de nada, e que é hora de se afastar daqueles que estão procurando "defeitos"nos outros. Liberte-se! E verá que tudo fica mais fácil.
Familia:
Brigas na família, mas boas notícias, você encontrou o argumento certo, para se livrar das culpas e obrigações. Filho(a) advogado(a)
Caracter:
Introvertido - Preservado - Pensador