# 54 - O Exame

Sobre a Carta
Fala de um momento de análise. Você avaliando qual é a melhor maneira para desenvolver seus objetivos. Revendo seus ideais, e se libertando da pressão de ter que satisfazer expectativas de outras pessoas em relação a você. É um momento onde está dando mais valor a si mesmo, e onde ela está estabelecendo prioridades novas. Você está muito exigente. Pensando em si mesmo, como nunca esteve. Reconhece seus objetivos, e está avaliando tudo o que está vivendo. Será que estou usando todas as minhas capacidades? Será que estou aproveitando todas as oportunidades? O que é melhor para mim? Quem coopera comigo quem não? Conscientização da missão e dos instrumentos para realizá-la. Reavaliação de objetivos. Redirecionamento. Excesso de crítica. Pode estar associada com processos na justiça. Como também exames, como por exemplo, vestibular, ou concurso para algum emprego, ou melhor posição no local de trabalho. Avaliação.
Simbolos
Invade o Plano Espiritual através do Deus Thot aqui representado com a cabeça do pássaro Íbis que significa o professor das artes e ciências ocultas. A Íbis se atribuíam propriedades mágicas, do seu caráter lunar as cores branco e negro. Também lhe atribuíam conhecimentos astronômicos e poderes adivinhatórios.
No Plano Mental, a balança do julgamento dos mortos. Os egípcios acreditavam que após a morte a alma do falecido passava por uma série de provas no submundo, e a mais importante era o Julgamento dos Mortos, onde o peso da alma, representada pelo coração era comparado com o peso da Pena de Maat, representando a justiça, a verdade. Passando o julgamento a alma era concebida a vida eterna ao lado dos deuses. A imagem reforça o caráter da carta da reavaliação dos objetivos. Você está analisando e realinhando seus projetos em direção à sua missão, da sua verdade.
No Plano Material, a deusa Ammut, mulher-demônio, combinação de crocodilo, leão e hipopótamo. Assistia ao julgamento após a morte e devorava as almas caso o falecido fosse condenado. Um aviso de que se você não fizer justiça à si mesmo, à sua verdade, será tão ruim quanto ser devorado por um demônio.
Exemplos
- Exames onde possa mostrar seu valor
- Processos na justiça
- Redefinição da sua carreira
- Reparar mágoas no setor afetivo
- Retomar a auto estima