# 40 - O Pressentimento

Sobre a Carta

Naipe: Escravo de Copas
Verso: "Não seja um varão de olhos abertos para a cobiça; nem mulher de olhos abertos a lisonja."
Chaves: PERCEPÇÃO MAIOR DO AMBIENTE QUE O CERCA - SENSIBILIDADE - IDENTIFICAÇÃO DOS PRÓPRIOS SENTIMENTOS - RESERVA - NEUTRALIZAÇÃO DA TIMIDEZ - ELIMINAÇÃO DOS MEDOS
Astro: Urano
Cabalah: L - 4
Sobre:

O Escravo de Copas se refere à sensibilidade, a percepção gestáltica. A capacidade de nós percebermos a realidade através dos sentidos. Fala que neste momento você está sentindo-se um pouco desambientado. Esta muito desconfiado das pessoas, com medo que elas não estejam gostando de você, sentindo intimidado. Porém, o arcano mostra que você está ampliando sua percepção da realidade, dos seus sentimentos e dos sentimentos dos outros em relação a você também. E como isto está numa fase de extrema sensibilidade, a tendência e você sentir-se um pouco fragilizado, no início deste processo. Com a percepção aguçada perceberá melhor, qual é o ambiente que você se identifica mais, e verá que esta um pouco fora da sua turma. Isto é normal, a gente cresce, se transforma, as experiências mudam muito a forma de ver e de ser. Você mudou e as pessoas também mudaram, e nem sempre continuam se identificando com você. Muitas vezes também, a gente se esconde atrás de determinados tipos de pessoas, para esconder da gente mesmo certas características da nossa personalidade que não aceitamos (junto delas dons reprimidos), mas, com o crescimento passamos a incorporar estas partes, com isto as pessoas antigas, passam a não nos aceitar mais. Com tudo é hora de se libertar do que lhe intimida, deixar suas potencialidades se revelarem e dar uma chance para você ser mais feliz. Assuma seus sentimentos, e passe a isolar o que e quem você não gosta, e a deixar de conviver com quem você não pode exatamente esquecer que existe. O mais importante é que você está reconhecendo melhor quem você é, está gostando mais de si, e perdendo o medo de ficar sozinho. Assim libertando-se da dependências de certos laços, que estavam impedindo-o de ser você mesmo e com isto ser feliz. Você está aprendendo a se preservar daquilo que te intimida. Esta percebendo melhor o que as pessoas e situações significam para você e aprendendo a se distanciar dos que não tem sensibilidade para ti compreender ou valorizar. Extrema sensibilidade, e sintonia.

Simbolos

Plano Espiritual: "A virtude humana do conhecimento antecipado do que há de acontecer."

No Plano Espiritual, O hieróglifo T ou O, a mesma forma é parte do hieróglifo para vela, ou lamparina. Abaixo, a figura das serpentes Uraeus dentro do círculo solar. O hieróglifo da serpente significa a palavra deusa, e também representa a Deusa Uadjit.  Deusa do Baixo Egito e era associada com proteção,  justiça e cura. Em alguns mitos egípcios o Olho de Uadjit atuava a mandado do de seu pai, . Uma vez, , envio o olho de Uadjit para procurar seus irmãos Tefnut e Shu que estavam perdidos nas águas. ficou tão feliz como o retorno de seus filhos que ele chorou, criando os primeiros humanos de suas lagrimas. então colocou o Olho de Uadjit em sua cabeça como recompensa e proteção. Em conjunção, os símbolos indicam um momento de sensibilidade e alerta.

Plano Mental: O princípio da presciência como faculdade natural."

No Plano Mental, um casal em um templo, consultando o oraculo sobre o relacionamento, simboliza um momento delicado, de extrema sensibilidade, onde todos os sentidos estão em alerta. O amor, a paixão, e a timidez própria do início de uma relação afetiva, expressam muito bem o arcano.

Plano Fisico: "O Pressentimento como conhecimento instintivo.''

No Plano Material, uma inscrição, que significa “ser sábio.” Representativos do deus Thot. Ressaltando a mediunidade, o dom de cura, massagem, e sensibilidade artística, a artes plásticas, música, teatro e a poesia.

Astro e a Casa:
Princípio:
Dica da Cabalah:

Exemplos

  • Criação
  • Férias
  • Habilidades artísticas
  • Paquera
  • Romance
  • Sensível
  • Viagens
Amor:
Se você está numa relação mesmo à distancia, acredite, seu amor não para de pensar em você. Mas, está um pouco intimidado ou reservado, em função de algum medo. Se ainda não encontrou ninguém é porque está magoada(o).
Trabalho:
Momento de se preservar. Não mostre tudo de uma vez, ou tudo o que é capaz de fazer de uma só vez. Prepare o terreno. Estude. Descubra a melhor forma de se expressar. Você não quer ferir o orgulho de pessoas que não são capaz de te entender. A melhor maneira de evitar a competição e manter seu olhos atentos e se concentrar no próprio trabalho.
Familia:
Momento delicado, observe bem os que estão ao seu redor. Talvez eles estejam esperando algo de você, mas sem falar. Prudencia e compreensão ajudam muito nessa hora.
Caracter:
Sensível. Tímido. Artista que explora mais a sensibilidade refinada. Música, poesia. Preservado. Honesto. Humano. Extrema sensibilidade nas mãos. Incorporação de energias mais sutis.