# 38 - A Duplicidade

Sobre a Carta
A dama sempre mostra um momento de atuação das forças do naipe, por isto esta carta, sendo de Copas, significa expansão dos dons e ampliação das relações com o ambiente que a pessoa convive. É um momento onde você está usando toda a sua arte, com toda a sua espontaneidade. Revelando jeitos que não conhecia, fluindo uma nova maneira de ser. Percebe melhor sua sexualidade e sente-se mais livre para expô-la. Com isto você está conquistando novas relações em todos os setores. Você se sente livre para viver suas emoções, e está muito emocionado. Afloram do seu coração muitos sentimentos que estavam escondidos. Partes suas encontram no ambiente reciprocidade e ganham mais abertura para se desenvolver. Está brotando do seu interior muitos desejos e potencialidade que você conhece elas muito bem, e no momento aparecem vestidas de uma certa frustração, são aquelas características sua que não foram desenvolvidas e que estão gerando sua insatisfação. Assuma tudo o que você sente, que poderá acabar com essa sensação de não estar fazendo aquilo que você realmente quer. O período favorece a comunicação. Manifeste-se. Situações novas que permitem a revelações das aptidões. Criação de novas relações. conquista de posições dentro da sociedade mais expressivas. Apresentação de um trabalho feito, por exemplo uma exposição para um artista plástico. Vivência de emoções novas. Abertura da sexualidade e liberação de preconceitos. Loucura. Extravagância. Aventuras.
Simbolos
No plano espiritual, a deusa Hator, geradora do Sol, é a divindade da beleza e da luz. No monumento da deusa este disco no sol nascente fica amarelo, no sol poente vermelho bordado de amarelo simbolizando o princípio feminino. Ainda na inscrição, o hieróglifo – a boca – que simboliza abertura.
No plano mental, uma dançarina acrobática, sacerdotisa virgem no ritual da fertilidade. Ostenta uma pena de avestruz, símbolo da integridade, mas também usadas nos rituais simbolizando a alegria do coração. Eram usados nos Cantos de alegria. Esperando colher frutos das arvores celestes. Mais uma alusão de que o alimento espiritual vem do pleno desenvolvimento dos dons.
No plano material o ramo de flor ladeando a inscrição, indica ser o nome de uma Faradona. A Flor de Lótus simboliza a iniciação da luz do sol. Desenvolvimento do princípio feminino.
Exemplos
- Criar
- Cuidar da beleza
- Dançar
- Expandir seu ambiente social
- Exposição da sua arte
- Refazer o guarda roupa
- representar
- Romance
- viver suas emoções