# 17 - A Esperança

Sobre a Carta

Naipe: Naipe do Corpo
Verso: "Uns homens pedem sinais para crer, e outros pedem sabedoria para realizar; mas o coração esperançado tem tudo na sua esperança."
Naipe: Naipe do Corpo
Verso: "Uns homens pedem sinais para crer, e outros pedem sabedoria para realizar; mas o coração esperançado tem tudo na sua esperança."
Chaves: CONSCIÊNCIA DO PRÓPRIO DESTINO - ANÁLISE DO PASSADO E DE SI MESMO SOB EM NOVO PRISMA - NOVO SENTIDO DE VIDA - INTUIÇÃO AFLORADA - SINCRONICIDADE
Astro: Libra morada de Saturno
Cabalah: Phe - 17
Sobre:

A Esperança significa a estrela guia do destino humano. A percepção aguçada para perceber o que está ao redor e o tempo certo para cada coisa. A visão abrangente para associar os acontecimentos e a capacidade de reconhecer crescimento ao longo do tempo. Representa um momento onde estamos percebendo a realidade de uma nova forma. Como se até agora estivesse vivendo numa sala e achasse que esta fosse o mundo. Mas você abriu as cortinas e começou a ver que o mundo é muito maior. Assim, vem percebendo perspectivas novas de vida que antes você não percebia. É um momento de uma certa expectativa, como se você estivesse numa redoma – percebe que existem caminhos novos onde poderá se integrar muito mais, mas no momento ainda não pode penetrar dentro deste mundo novo. Portanto essa carta diz que você está pronta, mas nem tudo depende de você. Mas o mais importante é que você está vendo a vida de uma forma diferente. Não só a realidade que a cerca e cercou, como a sua própria história. Coisas que no passado você não via ou valorizava, não entendendo porque tinha vivido ou aprendido e agora é como se tudo fizesse sentido, como se você estivesse se preparando para um futuro que sempre esperou mais que não percebia estar tão bem encaminhado. Como um pintinho que acabou de sair da casca do ovo, o universo ao redor parece muito grande e desconhecido. Apesar de você ver que terá muito mais oportunidades nesse universo novo. Ainda não sabe bem como interagir com ele. Você sente a necessidade de explorar ao seu redor. Ainda não conhece todas as possibilidades É uma carta de esperança em todos os aspectos. Sempre aparece em momentos de muita expectativa, como esperando uma viagem, o fim de um curso. Algo que tem uma data conhecida ou não. Mostra que nem tudo depende só de você. Os l limites da natureza são os limites do tempo e da sociedade. Por isto esta carta pode alterar os prazos dados, por exemplo no Método do Mapeamento Psíquico. Muitas vezes a Esperança mostra um acontecimento na vida da pessoa que vai trazer mudanças profundas, e que fazem parte do “destino”. Esses “marcos” vão aparecer conectados com a carta 17. Por exemplo, tem pessoas que parecem que nasceram destinadas à viver em outro país (17 com 22, 77, 60), casar com um estrangeiro (17 com 19, 77, 60), fazer um grande sucesso (17 com 19, 75), etc. Ou à encontrar a Alma Gêmea do Espírito (17 com 19, 65(mulher) ou 66(homem).

Simbolos

Plano Espiritual: " A Abnegação como manancial da vida, a fé como elemento atuante, a inteligência primária expressando-se através da secundária."

A estrela Sirius, da constelação do Cão Maior, conhecida como Sothis. Após um período de 7 meses de ausência, Sothis se tornava visível no céu egípcio anunciando a inundação do Nilo, que traria fertilidade e prosperidade às terras alongo do rio. Esta constelação era representada por uma trio de deuses Sothis (Sirus), Orion, e Sopedu. Trio que consequentemente se transformou em Isis (Sothis), Orion (Osiris) e Horus. Mitos diziam que, esses deuses passavam pelo submundo (duat), durante o período de 70 dias em que a constelação não era visível no céu.

Plano Mental: "A iluminação do conhecimento por meio da evidencia como prova, a luz das experiências passadas, a causa unida ao afeto."

A Deusa Nuit jogando água ou óleo como oferenda à terra e às águas – Representando o ciclo das águas, a ação do tempo e os limites que as leis da natureza impõe na nossa vida.

Plano Fisico: "Tende aos processos que alimentam o otimismo, as expectativas, a genialidade, a caridade e tudo que fortalece ao animo."

Duas Pirâmides – O ciclo das águas – Momento em que o rio está cheio e para se plantar é preciso esperar a água da enchente escoar e poder aproveitar a humos trazido pelo rio. A pirâmide superior clara cheia de energia para fertilizar posteriormente através da pirâmide negra subterrânea, que no Arcano do Crepúsculo vai estar iluminada.

Astro e a Casa: Libra morada de Saturno Gêmeos
Princípio: "A Esperança no ato de transmutar os elementos primordiais."
Dica da Cabalah: Phe: Símbolo da respiração cosmogônica. O princípio do verbo no ato, a imortalidade da existência, a força criadora da fé.

Exemplos

  • Descoberta de uma solução
  • Expectativa
  • Luz no final do túnel
  • Perplexidade
Exemplos: Expectativa - Perplexidade - Descoberta de uma solução, mas como uma luz no final do túnel, ainda tem um tempo para chegar lá.
Amor: Amor virtual, à distancia ou reprimido. Tem alguém no seu coração que pensa muito em você. Porém, não está pronto para se manifestar.
Trabalho: Grande expectativa. Você está vislumbrando um futuro muito bom.
Familia: Parece que a verdade resolveu se revelar. Passado, presente e os sonhos futuros se unem, explicando tudo e mais um pouco!
Caracter: Ponderado. Moroso. Pensativo. Abrangente.