# 15 - A Paixão

Sobre a Carta

Naipe: Rei do Naipe do Corpo
Verso: "Fizeram-me guarda de vinhas, e a vinha, que era minha eu não guardei."
Chaves: MOBILIZAÇÃO DE FORÇAS PARA PROMOVER A TRANSFORMAÇÃO DAS SITUAÇÕES, ABRINDO ESPAÇO PARA A REALIZAÇÃO DE OUTROS IDEAIS - MOMENTO LIMITE - INSATISFAÇÃO MOVENDO AS MUDANÇAS
Astro: Lua morada de Netuno
Cabalah: Samekh - 15
Sobre:

O ser humano no ato de realizar sua própria missão. A Paixão ou o Diabo no baralho convencional significa a capacidade do homem de interagir de uma forma criativa e consciente no seu ambiente. Nos dois últimos naipes (do Espírito e da Mente cartas 1 à 14) o individuo identificou que ele é, descobriu talentos e especialidades, e já definiu qual sua função. Agora iniciando o naipe do Corpo, é hora de agir. Esta carta mostra que você se sente insatisfeito com uma série de coisas na sua vida. Faz muito tempo que você não faz o que quer. E sabe que não adianta mudar uma coisa só. A realidade está clara a sua frente, você tem uma direção a seguir. Tem direitos e razão de defender sua Vontade. É hora de reunir toda essa insatisfação e aceitar o desafio de promover uma grande transformação. Você ultrapassou os seus limites, não está suprindo suas necessidades, como também, não tem espaço de ação. Reúna sua sabedoria, suas especialidades, seus talentos, capacidades e coloque sua realização em primeiro lugar. Porque agora ou vai ou racha. Este Arcano indica que a pessoa está muito mobilizada emocionalmente. Muitas vezes esta a carta dificulta a interpretação do jogo, pois o consulente está alterado, e não conseguir enxergar com clareza a situação que está vivendo, tendo uma tendência em culpar as outra pessoas o seu insucesso. Mostra um momento onde a pessoa está mobilizada para uma mudança, transformação na vida. Esta carta expressa um grande desafio. Você se sente numa situação emergente. Não tem outra saída além de tomar uma decisão. O que importa mesmo, é abrir espaço para impor sua própria vontade. Não abra mão dos seus ideais. Arcano Maior Tarots Egipcios ©Kier Lua morada de Netuno Samekh – 15 ” Fizeram-me guarda de vinhas, e a vinha, que era minha eu não guardei.” ©Iglesias Janeiro Neste momento, que você está com raiva do mundo. Tente perceber, que na realidade, você está procurando uma mudança na sua situação, e não está conseguindo. E a tendência nesta hora, e culpar tudo e todos. Ninguém tem culpa de nada que está acontecendo com você, na realidade você deixou com que tudo chegasse ao ponto que está. Assuma suas capacidades e seus ideais, e passe a agir em prol de si mesmo. Use essa insatisfação como mola da mudança. Liberte-se dos preconceitos. E lute por você.

Simbolos

Plano Espiritual: " A manifestação da vontade individual, força refratária a ordem estabelecida e princípio que incita a desvelar os mistérios."

A cabeça e a coroa invadem este plano. Onde se encontram as plumas de avestruz, símbolos da deusa Maat representando a Justiça e a Verdade. Também vemos na coroa os chifres de bode e veado, e sobre os chifres as duas cobras, com o ovo na cabeça que simbolizam o grau elevado de iniciação do Deus.

Plano Mental: "A cadeia de paixões, a força dos desejos, a constante controvérsia em que se agita o animo e nos impulsiona a buscar o oposto. "

Temos o Deus Khnum, homem com cabeça de carneiro, deus criador que, em sua oleira, modelou o ovo de onde o sol nasceu e também as primeiras crianças. Ele possuía todas as forças que compõem o mundo, Ra, o Sol, Shu o ar, Osíris o submundo, e Geb, a terra. Em mitos anteriores, Khnum era considerado o deus das Cataratas do Rio Nilo, líder de sua própria Tríade de Deuses que representavam as diversas regiões do rio. Um mito interessante contado por Ptolomeu é o “O Mito da Seca de Sete Anos” que dizia que ouve um período de 7 anos que as Cheias do Nilo foram insuficientes para irrigar as lavouras na beira do Rio. A procura de uma solução, o Faraó decidiu visitar o Deus do Nilo, Khnum.  Khnum era o “porteiro”, que abria o portão permitindo a cheia das águas. O Faraó foi a ilha de Elefantina e fez uma cerimônia de sacrifício dedicada ao Deus. Khnum apareceu para o Faraó e reclamou que ninguém cuidou de seu santuário, mesmo tendo tantas pedras disponíveis na vizinhança para serem usada na construção. O Faraó prometeu corrigir seu erro. Desse dia a diante o Faraó passou a cuidar do santuário, e as enchentes voltaram a ser fartas alongo do Nilo. Com isso a carta 15 diz que você vem de um período de muita insatisfação, ou muita energia acumulada. Agora já deu, é hora te tomar uma atitude, é hora de expressar seus sentimentos e usar suas emoções e frustrações como motivação. O cajado na mão esquerda representa o poder, a hierarquia, o desejo de ter poder sobre sua própria vida e universo, e poder de criação dos dons. A cobra da mão direita, representa a Deusa Uadjit, deusa protetora do baixo Egito. Em mitos egípcios a naja Uadjit muitas vezes aparecia protegendo o rei de seus inimigos. Ela simboliza a força para punição e luta pela justiça.

Plano Fisico: "Tende aos processos, a regeneração, os desejos intensos, a malícia, a discórdia , o temor a cólera, o fogo e a água que o apaga. "

Uma pirâmide que representa a força da terra, e um buraco negro representando o impulso da evolução. Significa o impulso da transformação gerado pelas carências do universo. Ou seja, no passado você já sentia falta de se realizar. Na escrita Egípcia a figura representa o hieróglifo que significa “dar”.

Astro e a Casa: Leão morada de Netuno Saturno
Princípio: "A Paixão no ato de emanar seus fluidos potenciais."
Dica da Cabalah: Samekh: O símbolo do mistério da luz astral em circulação. O princípio da vontade individual, o atrativo do mistério, o fogo criador, o destino como causa eficiente.

Exemplos

  • Desafios para você dar um salto na sua vida
  • Grande empreendimento
  • Grande mudança
  • Impulsividade
  • Libertação de situações que vem te constrangendo e reprimindo
  • Paixão
Amor:
Significa uma paixão, significa que você está aprendendo a amar uma parte sua que não gostava ou não conhecia, nestes momentos é comum nos apaixonarmos por uma pessoa que se identifica com aquela parte, mas em geral só com esta, por isto não significa ser a alma gêmea. Talvez, seja um pouco difícil de convencer você agora, que a pessoa amada não é seu verdadeiro parceiro. Mas, fique atento, será que sua paixão identifica-se com todas as suas partes? Ele pode ser uma porta para um amor mais profundo.
Trabalho:
Mostra um momento de força para promover transformações em sua vida profissional.
Familia:
Insatisfações e frustrações estão te motivando a fazer certas mudanças em casa, ou na forma de se relacionar com seus relativos.
Caracter:
Impulsivo, namorador, explosivo, revolucionário, batalhador, artista, ator, dançarino, escultor, esportista, líder.