# 13 - Imortalidade

Sobre a Carta
A Imortalidade mostra a agricultura como a inovação Egípcia na relação do homem com o seu habitat. Gerar os próprios alimentos, é criar condições para a sobrevivência, é cultivar a própria vida. Assim este Arcano significa, os frutos adquiridos pelo próprio trabalho, e estes produzindo sementes para um futuro melhor. É um momento de reflexão, onde a pessoa está colhendo tudo o que plantou e separando o joio e o que é o trigo. Está selecionando tanto ela as sementes do presente como as dos plantios passados. Mostra reciclagem e mudanças. Mudanças na forma de se relacionar com as pessoas, no ambiente, nos grupos sociais. Mais do que cortes do que já não interessa à pessoa, ela trás um significado de resgate de coisas que ficaram paradas no passado e que ela quer recuperar (conhecimento – pessoas – situações). Resgate dessa vida (pois a 9 e 18 mostram resgate de outras vidas). Sempre é uma carta de mudança na forma de você se relacionar com as pessoas, e até de ambiente, pois está conseguindo incorporar um conhecimento maior que adquiriu sobre si mesmo, e assim precisa de mais espaço para atuar. Como é uma carta que significa mudanças gerais, ela diz de cortes, no sentido de reciclagem. E ao mesmo tempo de resgate de situações e de relações do passado. Ela pode falar da morte de uma pessoa próxima que interfere na vida da pessoa, causando mudanças, por exemplo trazendo herança. Mas, cuidado com este significado, ele é um exemplo de associação, não necessariamente quer dizer isto ou só isto.
Simbolos
Encontra-se a Flor de Lis – que representa uma flor completa, pois ela tem o feminino e o masculino. Ela se polariza. É uma carta que mostra níveis de evolução vegetal: todos os símbolos que aparecem nessa carta são símbolos da vida – o trigo, os lírios, a flor de lótus ou lis.
O trigo caído no chão está verde – e o trigo do Plano Material está maduro – como que se o que ele está colhendo fosse um alimento para o futuro. O trigo era um dos símbolos de Osíris, deus Egípcio da ressurreição. Quem, em mitos, foi diversas vezes assassinado pelo deus do Caos Seth, para ser ressuscitado por sua mulher Isis com a ajuda de Anúbis, o embalsamador, e Toth, o mago. A flor de lótus também era considerada o símbolo do renascimento pois todos as manhãs emergia das águas do Nilo, e imergia novamente ao anoitecer. Juntos os símbolos ressaltam o renascimento ilustrado pela carta 13. O fim representa um novo início.
Trigo, símbolo da vida. O trigo nasceu do local onde estava a múmia de Osíris, e Ísis fecundou-se com ele gerando novamente o próprio Osíris. Ressaltando o significa de mudanças e retomada de elementos importantes esquecidos no passado.