# 11 - A Persuasão

Sobre a Carta
A Persuasão é a carta que ocupa o ápice da pirâmide central dos Arcanos maiores, representado o domínio dos dons. Para o egípcio, domar o Leão significava dominar a própria alma. Conquistando o objetivo máximo da vida e a garantia de poder encarnar novamente. Sendo assim, é uma carta importante, que indica que você está usando o que tem de melhor em si mesmo, dentro do que pode ser feito neste momento. Percebe que pode contar consigo mesmo e que embora suas capacidades possam ser limitadas, você sabe como administrá-las, podendo até conseguir coisas que achava impossível alcançar. O Leão representa a personificação da Alma, isto significa que para atuar, precisamos formar papéis que identifiquem nossas especialidades. Esta carta mostra a capacidade que temos de imantar as situações que precisamos dentro da história para realizar nossa missão, este poder vem da busca e do exercício dos nossos dons. É um momento onde estamos conscientes de nós mesmos, e em plena conexão com nossos instrumentos, fica muito mais fácil lidar com as próprias emoções. E assim também com as emoções da outras pessoas. Mostra que a pessoa já está dominando seus dons, que percebe que tem limites e está premeditando a melhor forma de usar tudo aquilo que ele tem. Fala que a pessoa esta sabendo lidar melhor com suas emoções, e esta canalizando melhor sua energia. Uso de todas as capacidades para a realização de um ideal. Você é capaz de ver com clareza a situação que está ao seu redor. O que precisa fazer, com o que pode contar. Sabe qual é a dimensão das suas dificuldades, qual o empenho que precisa ter para realizar seus objetivos. E tem estes objetivos muito claro na sua cabeça. Ou seja, você sabe onde está pisando e sabe qual é o tamanho da sua força. Só resta usar suas especialidades para ampliar seu poder. Hora de agir. Controle de si mesmo. Controle das situações.
Simbolos
A pirâmide superior azul, a pirâmide que capta a energia do Cosmos. Representando o poder de imantar as conexões necessárias para o desenvolvimento do karma.
Nefertite dominado o Leão, ele simboliza os dons, ele faz parte do Trabalho do Naipe de Copas, representado pelo vaso, dizendo da conquista de um espaço dentro da sociedade para o exercício do seu ser. O leão também significa o instinto selvagem de fúria, no mito onde a Deusa Hathor se transformou em uma leoa para se vingar da humanidade, que caçoava de seu pai deus Rá. Mesmo após seu pai já ter sido vingado, a leoa não conseguiu conter sua fúria e continuou o massacre até ser dopada pelos deuses com cerveja tingida por uma fruta vermelha para aparentar sangue. Nessa carta a leoa está sendo dominada pela Rainha.
Uma cobra com pernas, o dragão egípcio, ela simboliza o inimigo do deus Sol, Apep ou Sito, simbolizando a omnipresença dos impedimentos e dificuldades a serem superadas. Obstáculos são parte da vida, mas com jeitinho, força e persistência conseguiremos dominá-los, e quem sabe até os usar ao nosso favor.
Exemplos
- Aprendizagem
- Desenvolvimento de projetos
- Força vinda do coração
- Iniciação
- Plano desenvolvido com muita força de vontade
- Profundo envolvimento