# 10 - A Retribuição

Sobre a Carta
A Retribuição representa o karma. Exige uma análise profunda do nosso desenvolvimento e do ambiente que nos cerca. É um momento de retomar o passado, avaliando o que já foi realizado da nossa missão, quais são os ideais que ainda não conseguimos alcançar, e quais são as possibilidades e as dificuldades do ambiente em que vivemos. Nosso universo mais próximo é a família que nos constituiu, por isso o Arcano 10, fala em primeiro lugar dela. Conforme vamos lapidando os dons e realizando nossa missão, nosso universo também vai se ampliando. Esta carta trás a sensação de estar vivendo um ciclo vicioso. Onde você roda, roda e quando está quase atingindo o seu objetivo parece que tudo volta para trás – e você tem que começar tudo de novo. Mas de um tempo pra cá resolveu olhar para o passado e ver o que já realizou e o que está faltando; quais são os seus objetivos, capacidades, e quais os problemas que estão prendendo sua roda. É como se você estivesse armando um plano para dar uma virada em sua vida. Você resolveu estourar com o elástico que impede o seu desenvolvimento. A tendência dessa carta é romper com tudo o que impede sua virada e retomar tudo o que ficou no passado. É como se tivesse que perfurar um túnel dentro de uma montanha, mas você inicia a abertura e encontra pela frente um obstáculo, tenta em vários lugares, mas sempre encontra a mesma pedra. Tem uma hora que você vai ter que enfrentar esse limite. Retirando a pedra, todos os caminhos que iniciou podem ser retomados e você poderá promover o desenvolvimento de tudo o que ficou bloqueado no passado. Desta forma esta carta fala da existência de traumas que trazem uma série de obrigações que bloqueiam um desenvolvimento harmônico. E da necessidade da auto-afirmação para a libertação destes preconceitos que a pessoa criou sobre ela mesma. Sempre essa carta vai aparecer quando a pessoa está buscando seus traumas, seus complexos. Os obstáculos que ela tem que superar para realizar aquilo que ela idealiza. Também mostra problemas com a família – ou no social.
Simbolos
A Esfinge, Significa a necessidade da evolução, é o símbolo do humano perfeito. Leão com cabeça humana e as vezes asas de falcão; esta aparenta ser uma mistura da mitologia egípcia e grega. A cabeça de Osíris, com barba e rosto azul, e as asas das esfinges gregas. Osíris representado o poder do faraó conquistado pela sua sabedoria. Ele transformou os egípcios de um povo selvagem a um povo civilizado. A inteligência ganha da força física dos animais. A esfinge também é encontrada na mitologia grega como no mito da Esfinge de Édipos, que aterrorizou os cidadãos de Tebas com sua pegadinha: “Que criatura pela manhã tem quatro pés, ao meio-dia tem dois, e à tarde tem três?”. Devorando todos que errassem a pergunta. — Até que Édipo respondeu certo. “O Homem, que engatinha de quatro na infância, anda de dois pés quando cultiva, e apoia em sua muleta na velhice. Ao ouvir a resposta correta a esfinge se suicidou, deixando os cidadãos de Tebas em paz. No Tarot a esfinge pode ser vista como um símbolo da grande mãe, no seu aspecto mais exigente. A esfinge contempla o sol nascente referindo-se a esperança que no fim do processo representado por essa carta o consulente irá resolver suas próprias charadas.
A roda simboliza a própria vida. De um lado o Deus Ammut, uma figura do sub-mundo, o comedor de almas. Do outro lado, O Deus Hórus o deus sol, símbolo da vida, e do renascimento. Então o que vemos é uma luta entre a vida e a morte. O que impede que ele evolua é o bruto, a matéria que ainda não se desenvolveu. Esta carta mostra toda a luta pela evolução e sobrevivência – as cobras, a roda, o Deus Ammut.
Duas cobras: uma para a direita e outra para a esquerda, quando a cobra está sobre o ovo significa que a pessoa está entrando no processo de iniciação. Quando o ovo está na cabeça da cobra significa que a pessoa já está iniciada. Uraeos, Cobra associada com rei, reinado e soberania. Representa o olho de fogo de Rá e a Deusa Uadjit. Cobra usada na decoração do cocar dos Faraós ou Faraoas, pois acreditavam que a cobra iria soltar fogo nos inimigos do reino.
Exemplos
- Envolvimento político
- Libertação de resistencias geradas por preconceitos morais
- Solução de problemas familiares
- Tendencia à carreira politica