# 4 - O Imperador

Sobre a Carta

Naipe: Naipe do Espírito
Verso: "No trabalho de tuas mãos, dê graças e no teu pensamento põe coração."
Naipe: Naipe do Espírito
Verso: "No trabalho de tuas mãos, dê graças e no teu pensamento põe coração."
Chaves: AUTONOMIA - INDEPENDÊNCIA - CONQUISTA DE UMA POSIÇÃO QUE PERMITE O DESEMPENHO DOS DONS - PODER SOBRE S
Astro: Urano em Aquário
Cabalah: Daleth - 4
Sobre:

O Imperador está no ápice da pirâmide do Naipe do Espírito. Representa o Homem se percebendo inteiro. A percepção do EU. A autoafirmação. Representa a capacidade do homem de impor seu personagem. Todos nós temos a necessidade de ocuparmos um espaço dentro do nosso ambiente. Este espaço é composto de uma série de papéis, onde exercemos nossos dons e realizamos nossos ideais. Cumprindo funções nesse universo, você vai ter a sensação de poder determinar sua vida. O Imperador traz uma força muito grande para você se assumir, usar suas capacidades e conquistar seu espaço na sociedade. Perceberá que pode obter o que precisa para se manter. Está gerando sua própria vida e ganhando autonomia. Com isso, você quer mais liberdade. É o momento de se impor através do uso dos seus dons para inserir-se na sociedade. Quanto mais explorar as suas potencialidades, mais segurança vai adquirir. É a parte masculina se manifestando. O poder de realização do EU. Os quatros primeiros Arcanos projetam nossas essências elementares e se associam aos nossos modelos de ser, duas figuras para o masculino, O Mago e O Imperador, e duas para a parte feminina, A Sacerdotisa e a Imperatriz. Mas, pode-se dizer, que neste arcano se configura a imagem do Homem total, que reúne as quatro partes. No Mago, a essência divina, na Sacerdotisa, o ser sensível, na Imperatriz, o raciocínio, e no Imperador, o Homem se completa com o poder criativo, que marca a característica da sua espécie.
Poucos Arcanos Maiores podem apontar pessoas, salvo as 4 primeiras cartas, como O Mago, e o Imperador, podemos representar o Pai, e a Sacerdotiza e a Imperatriz a mãe, principalmente se elas vem em um jogo onde também aparece o Arcano 10 da Retribuição. Associadas com cartas que falam do amor, como a Sacerdotisa, O Eremita, A Inspiração, estas cartas também podem representar a pessoa que o consulente está se relacionando.

Simbolos

Plano Espiritual: " Materialização constante da virtude do homem a progressão hierárquica em que se manifesta a vida."

Osíris invade este plano com sua Coroa – que representa o Baixo Egito. É também o símbolo da individualidade. Tudo aqui representa o indivíduo.

Plano Mental: As quatro concordâncias de Afirmação e Negação, Discussão e Solução em seu trabalho de concretização.

Esta carta retrata Osíris em sua fase de Faraó, como um grande governante, promoveu a transformação de um povo nômade, que vivia da coleta e até do canibalismo, para um povo civilizado, construindo cidades, definindo leis e utilizando agricultura e pecuária. Osíris está sentado em seu trono, um cubo, símbolo da individualidade. Dentro do cubo, duas espadas, que simbolizam a missão, a determinação. Ainda dentro do cubo, encontramos a estatueta de um gato, símbolo da Bastet a deusa da fertilidade, da família, do prazer, da dança e da música. Ele tem nas mãos o bastão, símbolo do poder sobre a matéria.

Plano Fisico: Realização das coisas materiais, a cristalização do esforço e a obtenção do poder..

Dentro da chapa, um hieróglifo, que significa habitar, residir, e em cima, um cetro, Uas, que simboliza força, poder e governança, ambos reiterando o significado do Imperador, de poder sobre si próprio, sobre as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Astro e a Casa: Urano em Aquário
Princípio: "O Imperador no ato de reger seus domínios."
Dica da Cabalah: Daleth: Princípio da unidade materializada, a vontade, a autoridade e o poder.

Exemplos

  • Desenvolver atividades que tragam independência
  • Impor uma nova forma de ser
  • Tomar atitudes para afastar pessoase de atividades que reprimem o desenvolvimento dos seus ideais.
Exemplos: Impor uma nova forma de ser. Desenvolver atividades que tragam independência. Tomar atitudes para afastar pessoas ou atividades que reprimem o desenvolvimento dos seus ideais.
Amor: Aprender a viver só.
Trabalho: Imponha seu valor. Todo mundo tem um espaço reservado para exercer seus dons. Use o seu.
Familia: Adquira a independência e terá mais respeito.
Caracter: Dominador. Autoritário. Independente. Líder nato.