# 03 - A Imperatriz

Sobre a Carta
O terceiro Arcano do Naipe do Espírito representa o poder da Mente, o raciocínio e a capacidade de estabelecer relações. A expressão e a comunicação. Portanto, é um momento de organização geral. Internamente, uma nova forma de associar os conhecimentos e os instrumentos. Externamente, a expansão das relações. Você se sente como se fosse um artesão e estivesse tecendo uma série de novas relações. Está assumindo tudo o que pode usar da sua bagagem: seus conhecimentos, seus dons, suas capacidades. E buscando colocar pequenas raízes dessa teia em todas as oportunidades que a sociedade lhe oferece. É um momento de criar condições para se expandir. Está organizando de uma nova forma sua vida, a partir de conhecimentos adquiridos. Momento de planejamento, mais que ação. Reflexão, raciocínio. Você está conseguindo explicar melhor aquilo que pensa. Organizar de uma forma mais objetiva os seus planos. Muita criatividade, e rápido nas associações. Cuidado para não ficar só na razão. É hora de expandir seu espaço na sociedade e isso exige muita diplomacia, que não falta para quem está simbolizado por Nefertite. O raciocínio está muito ativado. Você descobrirá outras maneiras de associar suas experiências e suas capacidades. Descobrindo novas combinações com as mesmas roupas. E conseguirá integrar partes suas que estavam destacadas. Ampliação das relações com o ambiente. Muita criatividade na solução dos problemas. Clareza. Facilidade de expressão das idéias. Abertura de canais de comunicação. Conforme a posição desta carta no jogo: No tema do jogo: A reestruturação interna é mais intensa. Na periferia do jogo: A organização de projetos.
Simbolos
A aura da deusa Ísis invadindo o Plano Mental – são as doze estrelas que representam as vias do saber, os doze signos do zodíaco.
A Deusa Ísis está sentada num cubo geométrico, que é o símbolo das relações do produto cartesiano e significa um momento de trabalho mental. Nas mãos da deusa o bastão, representando o poder sobre o corpo e a matéria. Ela usa o chapéu de serpente que da deusa Uadjit, protetora do Baixo Egito, e conversa com um abutre, símbolo de Nekhebet, padroeira do alto Egito. Coletivamente elas simbolizam a união do Egito e o poder de diplomacia da Imperatriz. Ela é a mente, a conexão entre o material e o espiritual.
A lua crescente como símbolo da criatividade, da criação, da elaboração mental.
Exemplos
- Organização
- Planejamento
- Reforma